top of page
BANNER ABA Eventos.png

Events

IV ABEMMI POCKET SUMMIT RIO DE JANEIRO

Tema: Mobilidade Global Sustentável: O Futuro das Cidades e Corporações

 

Data: 26 de Novembro de 2024

 

Local: Espaço Imperial Irmandade, Praça Nossa Senhora da Glória, 135, Gloria, RJ.

 

Horário: Das 13h15 às 18h

 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/iv-abemmi-pocket-summit-rj-2024/2639634

Confira a agenda parcial do evento: 
                                                    

Post-agenda.jpg

PATROCINADORES E APOIADORES

PALESTRAS E PAINÉIS

Fique de olho nesta página para atualizações da agenda. Te esperamos lá!

ABEMMI

IX ABEMMI Summit - São Paulo

O IX ABEMMI Summit São Paulo aconteceu no dia 28 de maio de 2024 na Amcham Brasil.

O tema do evento foi: Potencial Humano: Navegando Rumo ao Equilíbrio.

Debateu-se sobre a escassez de mão de obra na era da automação, conflitos políticas, desafios geracionais e as oportunidades na mobilidade global.

Uma oportunidade única de se conectar com líderes de pensamento, inovadores e profissionais de destaque nas áreas de mobilidade global, recursos humanos e correlatas.

Confira os painéis do evento:

Palestra de Abertura: “Os impactos dos conflitos fronteiriços e religiosos na imigração brasileira.”

Tanguy Baghdadi - Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio; possui especialização em Innovation in Business Learning pela Boston College; é professor de política internacional desde 2007, com foco na preparação de candidatos para a carreira diplomática, no Clipping CACD; palestrante da Casa do Saber; co-fundador e co-host do podcast Petit Journal e professor de temas de atualidades no Petit Cursos.

Painel I - Evolução da Mobilidade Global: Desafios das Mudanças Demográficas na Força de Trabalho e seus impactos nas Políticas de Expatriação

GUSTAVO PÉREZ – Diretor Américas da Sirva e Diretor Financeiro da ABEMMI (Moderador)

CAMILA TSU – SAP – Senior Global Mobility Consultant e Policy Lead
GABRIELA RIGOLO – P&G Global People Mobility LA Senior Manager
RODOLFO ARQUEJADA – DOW Latin America Talent Mobility & Relocation Program Specialist

Painel II - O Sonho Internacional: A crescente emigração de brasileiros em busca de experiências culturaise valorização do potencial profissional

SAMAR JERADI – Diretora da LARM Brazil e Diretora de Comunicação e Marketing da ABEMMI (Moderadora)

ENZO CRUZ – MOOVE – Gerente de Pessoas e Cultura Europa
GABRIELA ROTUNNO – CEO da Rotunno Cidadania
LEONARDO ABREU – COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL (CSN) – Diretor de Gente e Gestão e Diversidade & Inclusão
MARCELA SAPIA – BRASKEM – Gerente de Global Mobility

Painel III - Autoridades: Automatização, Desafios e Funcionalidades

FLAVIA FERNANDES – Sócia na Vialto Partners e Diretora Técnica da ABEMMI (Moderadora)
IDALMIR LUZ – Sócio-Fundador da Braconnect Serviços de Imigração e Diretor Técnico da ABEMMI (Moderador)

CIOMARA MAFRA DOS REIS – Coordenadora-Geral de Imigração Laboral – Substituta – Departamento de Migrações/MJSP
DR. JONATAS LUIS PABIS – Coordenador-Geral de Imigração Laboral – Departamento de Migrações/MJSP
DR. RAFAEL NEVES CARVALHO – Auditor Fiscal/Coordenador de Cadastros e Benefícios Fiscais – COCAT, COCAD e SUARA RFB/MF

Local:
Amcham Brasil
Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio
São Paulo, SP

III ABEMMI Pocket Summit Rio de Janeiro

O III ABEMMI Pocket Summit Rio de Janeiro aconteceu no dia 29 de novembro de 2023 no Hotel Hilton Copacabana.

 

Um evento recheado de atualidades e informações sobre os Desafios da Mobilidade Global no Rio de Janeiro.

 

Confira abaixo os painéis do evento:

 Painel I – Especificidades do Mercado Imobiliário no RJ: Impactos da Oferta, Sazonalidade e Segurança

Painel II – Inteligência Cultural como Competência Fundamental para Profissionais Globais: Foco na Experiência dos Expatriados no Rio de Janeiro

Painel III – O Papel da Mobilidade Global nos Desafios do Mercado de Trabalho do Rio de Janeiro

 

Local:

HILTON RIO DE JANEIRO COPACABANA

Avenida Atlântica, 1020 Copacabana

Rio de Janeiro, RJ

VIII ABEMMI SUMMIT 2023

Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional aponta medidas para que o Brasil esteja entre os destinos mais procurados pelos migrantes

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, atualmente, quase 900 milhões de pessoas têm desejo de migrar para outros países. O impulso de migrar atingiu o seu ponto máximo no segundo ano de pandemia, em 2021. A Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI), aponta duas medidas para que o Brasil esteja entre os destinos mais procurados.

 

A primeira medida é a ampla divulgação internacional das alternativas legais existentes no Brasil para receber todos os tipos de investidores estrangeiros a nômades profissionais e acolher humanitariamente todas as formas de refúgio. A segunda medida é priorizar a modernização e compatibilização da regulamentação migratória, fiscal e previdenciária para dar a necessária agilidade e efetividade.

 

Nessa perspectiva de debater a respeito das melhorias para o setor de mobilidade no país, a ABEMMI realizará no dia 18 de maio, das 08h30 às 18h, o VIII ABEMMI SUMMIT 2023. O evento gratuito para associados, autoridades e imprensa, promoverá conhecimento sobre os temas mais atuais e relevantes, como as políticas migratórias nacionais, a importância da equidade, inclusão social e diversidade, todos os reflexos do novo cenário econômico global, a geopolítica e seus impactos no investimento estrangeiro e imigração.

 

Segundo Marta Mitico, presidente da ABEMMI, no início deste ano, o governo brasileiro comunicou à Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Organização das Nações Unidas (ONU) a sua decisão de reintegrar o país ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, e que estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. Por isso, outro importante ponto de discussão será abordado no evento, a xenofobia. Segundo Marta Mitico, o desejo do intercâmbio cultural é um dos maiores motivos de migração para outro país. Porém, o preconceito e a xenofobia ainda são recorrentes, independentemente do fluxo, seja o de ingresso de migrantes no Brasil ou o da saída de brasileiros para o exterior.

 

A presidenta da ABEMMI afirma: “é fundamental o contínuo trabalho das autoridades e de toda sociedade civil para motivar o espírito acolhedor para a construção de uma sociedade efetivamente igualitária, diversa, e plural. Quando a xenofobia no Brasil toma forma de agressão, ela é considerada crime. Isso foi definido pela Lei nº 7.716, de janeiro de 1989. Já as ofensas verbais direcionadas a imigrantes podem ser caracterizadas como crime de injúria. Importante que essas tipificações sejam igualmente divulgadas para que qualquer agressão não passe impune. Inclusive, existem vários estudos apontando que a África do Sul, Austrália e Irlanda são, presentemente, os países mais receptivos a brasileiros. Por outro lado, os países mais procurados pelos brasileiros são ainda EUA, Canadá e Portugal”, conclui.

 

Isso nos leva a refletir também sobre a volta do Brasil a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, sob o princípio da reciprocidade, um tradicional balizador diplomático internacional. Contudo, Mitico ressalta que esse princípio acaba tendo como norteador um outro aspecto muito importante, o econômico. Equilibrar princípios diplomáticos que exteriorizam a soberania de um País com suas efetivas necessidades econômicas é um desafio de um novo tempo, no qual abrir ou fechar fronteiras continuam a ser um dos mais fortes instrumentos de proteção sanitária, previdenciária e econômica.

 

Nessa perspectiva, a programação do VIII ABEMMI SUMMIT 2023 contará com um papo aberto para inclusão e outros painéis: Transformação Digital e os Desafios da Humanização do Trabalho Remoto; Geopolítica da Rota do Investimento Estrangeiro e da Migração e Política Nacional de Migração.  A expectativa é de que mais de mil pessoas participem do evento.

 

O VIII ABEMMI SUMMIT traz aspectos positivos para o futuro do setor, reunindo reflexões e debates importantes entre as autoridades, perante os órgãos públicos e a imprensa, visando levantamentos que beneficiem toda a comunidade brasileira de Mobilidade Global.


Serviço


Data: 18 de Maio de 2023

Local: AMBCHAM Business Center, localizado na Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP.
Horário: Das 08h30 às 18h

 

Programação
 

01 | Social: Papo Aberto para a Inclusão | Andrea Schwarz

O mundo é diverso e plural, no entanto, nem sempre as diferenças são acolhidas. Muitas vezes, o diferente é excluído, causando  situações de segregação e preconceito. Que tal mudar este cenário? Quais ações podem ser imediatamente tomadas a fim de comprometer toda uma sociedade com o acolhimento e inclusão?

 

02 | Tendências: Transformação Digital e os Desafios da Humanização do Trabalho Remoto

Com a demanda por ferramentas tecnológicas que viabilizem serviços qualificados e ágeis, somada a uma realidade irreversível de um mercado de trabalho cada vez mais nômade, remoto e digital, é inevitável questionar a importância das relações pessoais no novo cenário mundial.


03 |  Economia: Geopolítica e seus Impactos no Investimento Estrangeiro e Imigração

Quais são os reflexos do novo cenário global, reabertura das fronteiras e de uma guerra na Europa, a qual já dura mais de um ano, no perfil do investidor estrangeiro e do migrante no Brasil? Venha debater sobre os impactos no cenário mundial.


04 | Governo: Perspectivas da Política Migratória Nacional

A Lei de Migração Brasileira é considerada moderna, inclusiva e evoluída. Mas e o arcabouço e cenário brasileiro da migração? São igualmente modernos, inclusivos e evoluídos? Propomos reflexões e perspectivas.

Expatriação no Rio de Janeiro é tema de evento que contou com grandes nomes da Mobilidade Global

Rio de Janeiro deve receber mais de R$ 380 bilhões de investimos entre 2022 e 2026

 

No dia 17 de Novembro, foi realizada a 2º edição do evento ABEMMI Pocket Summit no Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI). Com conteúdos exclusivos e painéis exclusivos, a temática central do evento foi “Rio de Janeiro como polo de atração de mão de obra estrangeira: Desafios e oportunidades”.

 

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar o evento que reúne e promove grandes empresas do setor de Mobilidade Global, pois o estado apresenta um grande destaque no setor, principalmente, após a concessão do certificado Rio Digital Nomads, que garante benefícios para nômades digitais permanecerem por mais tempo no país, sendo também um destaque na atração de mão de obra estrangeira.

 

De acordo com dados divulgados pela Coordenação Geral de Migração Laboral, o estado foi o que mais recebeu mão de obra estrangeira entre 2019 e 2021. Foram quase 20.000 profissionais estrangeiros atuando no Rio de Janeiro, apresentando grande desempenho no mercado de petróleo e gás.

O Rio de Janeiro conta com o maior número de plataformas petrolíferas do país, atraindo mais mão de obra qualificada. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o estado deve receber R$380,71 bilhões em investimentos de produção de petróleo de 2022 a 2026.

O evento conta com painéis de debates e bate-papos, que disseminaram informações, enriquecendo o setor da Mobilidade Global, contando com a presença de grandes autoridades do meio, como: Luciano Dias, da Delegacia de Migração do Rio de Janeiro, Morgiana de Menezes Lima Correia, da Delegacia de Migração do Recife, e Bertha de Melo Gadelha Abreu do Ministério do Trabalho e Previdência Social, entre outros nomes.

 

De acordo com  Marta Mitico, uma das fundadoras e presidente da associação ABEMMI, "O Rio de Janeiro é a cidade brasileira que efetivamente recebe o maior número de profissionais estrangeiros qualificados no Brasil, notadamente em função de sua predominância no setor de petróleo e gás, que demanda muita mão de obra especializada. A cidade usualmente também é referência no turismo e escolhida para sediar eventos técnicos, recreativos e esportivos de maior relevância.”

Eventos como o II ABEMMI Pocket Summit 2022 Rio de Janeiro, são de suma importância para esse setor e para os interesses das organizações e estados, a fim de promover conhecimento, atualizações, network, entre outras importantes contribuições. A ABEMMI sempre defende os interesses de seus associados no aprimoramento do ambiente regulatório e burocrático.

“Eventos como os promovidos pela ABEMMI têm o papel de disseminar a importância da presença de especialistas de outros países para o desenvolvimento tecnológico brasileiro e destacar que a vinda desses profissionais impactam positivamente a economia local, além de mostram a importância de discutir os desafios, oportunidades e soluções do segmento de mobilidade internacional.” finaliza Marta.

O evento aconteceu no Centro de Convenções do Prodigy Santos Dumont, localizado na Avenida Almirante Sílvio de Noronha, 365.

 

Serviço


Data: 17 de novembro de 2022.

Local: Prodigy Santos Dumont, localizado na Avenida Almirante Sílvio de Noronha, 365.

Horário: Das 08h30 às 13h15

Programação

 

8h30 | Credenciamento

9h00 | Abertura

9h15 - 10h | Painel 1: Como a mão de obra estrangeira colabora para o desenvolvimento social e econômico do Rio de Janeiro - Tendências e Desafios da transição energética em um cenário ESG.

Painelistas: Ana Paula Cechetto Rohde - DOF/Norskan Offshore, Elmer Mesquita - EP2C, Patricia Peres - Helix do Brasil, com mediação de Daniela Lima, Conselheira Diretora da ABEMMI.

10h00 - 10h15 | Perguntas e Respostas

10h15 - 11h | Painel 2: Entretenimento, Esporte e Trabalho Nômade– Como fomentar a atração de estrangeiros para o Rio de Janeiro.

Painelistas: Maria Luz Bridger- ArtRio e ArtSampa, Victor Coimbra Montenegro- IBP, com mediação de Diana Quintas, Vice-Presidente da ABEMMI.

11h00 - 11h15 | Perguntas e Respostas

11h15 - 11h45 | Coffeebreak & Networking

11h45 - 12h45 | Painel com Autoridades

Painelistas: Ciomara Mafra dos Reis - DMIG/SENAJUS, Bertha de Melo Gadelha Abreu - MTPS, Dra. Viviane Freitas- Delegada de Imigração da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Luciano Dias - Delegacia de Migração/Rio de Janeiro, Morgiana de Menezes Lima Correia - Delegacia de Migração/Recife, com a mediação de Marta Mitico, presidente da ABEMMI.

12h45 - 13h15 | Perguntas e Respostas

13h15 | Encerramento

VI ABEMMI SUMMIT VIRTUAL 2022

Experts conjecture that with the pandemic and the war, Brazil will become the best option for refugees and immigrants

There are currently 1.3 million immigrants residing in Brazil and 57,099 recognized refugees.

The VI ABEMMI Virtual Summit 2022, held on the 18th and 19th of May, by the Brazilian Association of Specialists in Migration and International Mobility (ABEMMI), had 700 subscribers and promoted the debate between global mobility specialists, who highlighted that we are experiencing concerns of the past, such as those experienced during the Spanish flu and cold war, which have transformed the global mobility sector, bringing more refugees and immigrants to Brazil.

The pandemic caused by Covid-19, caused the closure of borders, inhibiting the robust economic movement of the Global Mobility sector, impacting the entire market. In addition to the pandemic, the recent conflicts in Venezuela and also the Russian War against Ukraine, are events that have brought many immigrants and refugees to the country, generating economic disruptions that impact the whole world, as well as reinforcing humanitarian issues and the call for that countries welcome these people with open arms.

“The pandemic also generated the forced immigration of those who did not have access to vaccines and treatments and found themselves threatened”, commented the panelist of the event, Dr. Luiz Alberto Matos, general coordinator of Labor Immigration at the Ministry of Justice and Public Security.

According to Victor Del Vecchio, a professor and commentator on International Politics and Human Rights, who is also a panelist at the event, the war has shaken the Europeans' notion of security.

“Europe was the center of peace and now that has been shaken. I know people who are there wanting to come here and people who are here and want to stay, so I would guess an increase in Brazilian naturalization”, said Victor about the perspective for the future.

Currently, 1.3 million immigrants reside in Brazil, according to data from the Ministry of Justice and Public Security, in addition to 57,099 recognized refugees, according to data released by the National Committee for Refugees (CONARE). However, the hiring of these people, especially refugees, does not happen often in the Brazilian market, requiring the implementation of programs to do so.

“Last year, together with the World Bank, we carried out a report on the process of integration of refugees in Brazil, which pointed out that, on average, a refugee from Venezuela has higher education than a Brazilian, but still he has little access to work”, explained the minister. panelist Dr Paulo Sérgio Almeida, livelihoods officer at UNHCR Brazil, the UN refugee agency.

During the VI ABEMMI Virtual Summit 2022, in the panel Refugees - regularization and insertion in the labor market, Grevisse Mulamba Kalala, Management Assistant in Brazilian Migration by the Franciscan Solidarity Service - SEFRAS of the Reference and Assistance Center for Immigrants - CRAI, was invited to list the reasons for companies to hire refugees, according to Grevisse, the question that must be asked is: why not?

“The first thing to think about is: we are hiring a professional, he is a refugee, but he is a professional, he is not poor thing. He is a professional like every Brazilian, only his state is different. He will add within a company, many even have a postgraduate degree, you will be generating inclusion, but he will also add to the work related to his training” reflected Grevisse. 

The event promoted by ABEMMI aimed to stimulate the debate on global mobility in times of war and post-pandemic, in addition to promoting knowledge, updates and networking.

Watch the panels and Workshops held on May 18 and 19, 2022.

See the photos of the ABEMMI Cocktail held on May 19, 2022.

bottom of page